AIRE

AIRE

Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero

Ou simplesmente Aire foi instituído na lei 27 outubro 1988, n. 470. É um cadastro único mantido pelo governo Italiano e que contém os dados dos cidadãos italianos que residam no exterior.

Os registos de cidadãos italianos residentes no estrangeiro (AIRE) são realizados nos municípios e no Ministério do Interior.

O AIRE é um direito-dever do cidadão (art. 6 legge 470/1988) e constitui a suposição pra usufruir de uma série de serviços fornecido pela representação consular no exterior bem como para o exercício de direitos importantes, entre outros:

  • Votar nas eleições políticas e referendos nacionais por correspondência desde o país de residência
  • Eleição dos representantes italianos no Parlamento Europeu;
  • A possibilidade de obter emissão ou renovação de documentos de identidade e de viagens, bem como certificações

Quem deve se registrar no AIRE:

  • Cidadãos que transferem a sua residência para o estrangeiro por períodos superiores a 12 meses;
  • Aqueles que já residem lá, tanto porque nasceram no exterior e para a posterior aquisição da cidadania italiana por qualquer motivo.

A inscrição também pode ser realizada de forma oficial, com base em informações de que o Escritório Consular tomou conhecimento.

Registro no AIRE é gratuito.

Fale conosco e descubra como podemos ajudá-lo:   Fomulário de Contato

fontes:

Leia também:

Busca de documentos
Cidadania Italiana na Itália

 A leitura desta informação não dispensa a consulta à legislação aplicável.

O sistema Europeus é especialista em várias nacionalidades europeias e está habilitado para responder a todas perguntas. Entre em contato através de nossa opção contatar que retornaremos o mais breve possível ou através do telefone de contato +55 11 2615 3484  (de segunda à sexta, das 09:00hs às 17:30hs, horário de Brasília).